quinta-feira, 11 de setembro de 2008

  • DMAE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE AGUA E ESGOTOS é o órgão responsável pela captação, tratamento e distribuição de água, bem como pela coleta e tratamento do esgoto sanitário (cloacal) em Porto Alegre.

A história do abastecimento e do saneamento em Porto Alegre

1772

O Dmae foi criado em 15 de dezembro de 1961, mas a história do abastecimento de água e do saneamento em Porto Alegre teve início no século XVIII.

Desde a fundação da Capital Gaúcha, os porto-alegrenses têm o Lago Guaíba como seu principal manancial. Naquela época, o lago já era também o destino dos dejetos da cidade, que não recebiam qualquer tratamento.

Aos poucos, com o aumento da população e a ocupação de áreas mais distantes do Guaíba, cresceu a necessidade de abastecimento de água na cidade.

Assim, em 1779 foram construídas as duas primeiras fontes públicas de Porto Alegre, de onde os "pipeiros"
retiravam a água para vender de porta em porta.
Outras fontes foram espalhadas pela Capital até a segunda metade do século seguinte.

1861

Entre 1861 e 1944, Porto Alegre contou com dois sistemas de fornecimento de água. A Hidráulica Porto-alegrense
(que explorou os serviços de água encanada entre
1866 a 1944) e a Companhia Hydraulica Guahybense, responsável pela coleta
e distribuição de água à população de 1861 a 1904,
ano em que foi estatizada como Secção de Abastecimento de Água (mais tarde rebatizada de Secção da Hydráulica Municipal). Até essa época, na área de saneamento, praticamente não havia avanços.

1912

O primeiro sistema de esgotos da cidade, com 51 mil metros, foi inaugurado somente em 1912. Os resíduos eram recolhidos nas moradias e estabelecimentos e despejados no Guaíba. Neste mesmo ano foi lançado o Regulamento do Serviço de Esgotos.

1928

Criada a Diretoria Geral de Saneamento (DGS). A água passa a ser tratada.

1956

A DGS transforma-se em Secretaria Municipal de Água e Saneamento.

1960

No início da década, o município fez empréstimo de US$ 3,15 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investimento em saneamento básico. Por exigência da instituição internacional, a Secretaria Municipal de Água e Saneamento foi transformada em Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

1961
Em 15 de dezembro, o vice-prefeito Manoel Braga Gastal assina a Lei Nº 2.312 que cria o Departamento Municipal de Água e Esgotos. O primeiro administrador do Dmae, Eduardo Martins Gonçalves Netto, ficou no cargo até o fim do mandato do prefeito Loureiro da Silva, em 1963.

1970

Nos anos 70, registrou-se o maior desenvolvimento dos
sistemas de água e esgotos de Porto Alegre.

1980

Em 1981, o Dmae abastecia 98% da população porto-alegrense. A rede de coleta de esgoto cloacal atingia 50% dos usuários.

Da década de 80 para cá, o Dmae fez uma série de investimentos, com recursos próprios e financiamentos, para ampliar e melhorar seus serviços.

http://www.dmae.rs.gov.br/


Nenhum comentário: